Influenciadores no Instagram: 5 dicas para negociar
Influenciadores no Instagram: 5 dicas para negociar

Influenciadores no Instagram: 5 dicas para negociar

Confira algumas sugestões para encontrar os melhores influenciadores para a sua marca no Instagram!

Você já pensou em abordar um influenciador para parceria? Essa estratégia pode impulsionar as suas vendas no Instagram.

Para que ela funcione bem, é importante criar uma proposta de parceria. Mas, antes, é fundamental entender se o influenciador em questão está alinhado ao seu público-alvo e à sua marca.

Se você quer aplicar essa estratégia no seu negócio, não pode perder o post de hoje. Vamos trazer algumas dicas para abordar influenciadores e expandir suas vendas pelo Instagram. Vem ler!

Como aumentar as vendas pelo Instagram com parcerias?

Instagram é uma excelente ferramenta para os pequenos negócios mostrarem os seus produtos e alcançarem um público mais amplo. Firmar parcerias com influenciadores é uma ótima oportunidade para vender mais por meio da plataforma.

Com tantos perfis diferentes, você certamente consegue encontrar alguns que têm a cara da sua marca. Mas não vale atirar para todos os lados. O ideal é fazer uma pesquisa para, filtrar alguns influenciadores que podem topar uma parceria e que tenha um público interessante para o seu negócio.

Também é importante lembrar que nem sempre o número de seguidores garante um bom engajamento. Então, você pode firmar parcerias com perfis pequenos, mas com um público fiel, o que pode gerar ótimos resultados para os dois lados.

Nesse sentido, contar com a publicidades de influenciadores no Instagram pode ser uma boa ideia para promover os seus produtos e aumentar as suas vendas na rede social. Mas como fazer isso? É o que vamos ver a seguir!

5 dicas para abordar influenciadores e conquistar parcerias

Confira algumas sugestões para ajudar você a selecionar o profissional adequado para o seu negócio e abordar influenciadores no Instagram!

1. Faça uma pesquisa de público-alvo

Um dos aspectos mais importantes para decidir qual influenciador abordar é olhar para o público-alvo desse perfil.

As pessoas que curtem e engajam nos posts têm a ver com o tipo de cliente que você quer atrair para o seu negócio? Essa pergunta deve nortear a sua decisão na hora de escolher os melhores influenciadores para a sua marca.

Isso também é fundamental para que a parceria gere bons resultados para os dois lados. Afinal, se o público do influenciador não tem o perfil do cliente que compra da sua marca, vocês podem acabar apostando em uma estratégia que vai exigir esforços e não trazer muito resultado.

Então, olhe os seguidores, as curtidas e os comentários nas publicações dos influenciadores que você pretende abordar para entender quem é o público.

Também observe como o influenciador se comunica, a quem se dirige e qual o tipo de linguagem utilizada nos Stories e nos posts para entender melhor o perfil de seguidor com quem ele conversa diariamente.

2. Pergunte o valor do serviço

Ao prospectar influenciadores no Instagram, é importante alinhar os valores da parceria. Então, pergunte quanto custa o serviço, sem qualquer receio.

Essa negociação é natural e deve fazer parte do dia a dia do influenciador. Então, não se preocupe em abordar esse tipo de assunto.

Não é muito apropriado pedir o serviço de graça, como uma troca, a não ser que o próprio influenciador ofereça essa possibilidade.

Afinal, o trabalho do influenciador também envolve fazer as publicidades no perfil e esse profissional precisa ser remunerado por isso.

Caso a sua empresa não tenha condição de contratá-lo naquele momento, agradeça, sendo sempre gentil e procure por influencers mais acessíveis.

3. Elabore uma proposta de parceria

Para formalizar a parceria, é interessante elaborar uma proposta para o influenciador. Inclua todas as responsabilidades e condições da parceria nesse documento para deixar muito claro para cada um dos lados o papel a ser desempenhado na estratégia.

Não esqueça de colocar os valores e os prazos de pagamento, assim como as datas para a realização da publicidade no perfil do influenciador.

Envie para o influenciador para ter o ok antes de enviar o contrato. Assim, se houver algum ponto para ajustar, você tem tempo para fazer isso. Mas o ideal é já combinar tudo antes e apenas formalizar a estratégia na proposta, para evitar surpresas desagradáveis.

Se a sua marca tem algumas condições para a parceria, exponha logo no contato direto com o influenciador. Não deixe para expor essas condições apenas na proposta.

Depois de alinhar todos os pontos dessa proposta, vocês podem partir para a etapa de assinatura do contrato de parceria.

4. Envie kits com os seus produtos

Enviar um kit com alguns produtos da sua marca, como um presente para o influenciador, é uma ótima forma de mostrar o que você vende e criar um vínculo com o potencial parceiro.

Com isso, o influenciador pode testar os seus produtos e avaliar se faz sentido fechar a parceria. A vantagem desse modelo é que, se o parceiro gostar do que você vende, pode indicar os seus produtos, gerando recomendação e atraindo mais clientes para o seu negócio.

Então, capriche! Personalize o kit de acordo com as características do influenciador que a sua marca está abordando.

Isso faz com que a sua empresa se destaque, além de mostrar que você teve um cuidado especial ao enviar o seu kit. Assim, o influenciador pode olhar com mais carinho para o que você enviou, já que percebe um esforço a mais na preparação do kit.

5. Construa um relacionamento a longo prazo

Tendo um pequeno negócio, você deve saber a importância de fidelizar clientes. Da mesma forma, é interessante fidelizar parceiros de negócio, como os influenciadores do Instagram.

Por isso, assim que você firmar uma parceria, cuide para que o relacionamento se fortaleça e renda ainda mais frutos no futuro.

Encontrar influenciadores alinhados com o seu propósito aumenta as chances de criar estratégias que cativem o público, afinal, as pessoas percebem a autenticidade das iniciativas em conjunto.

Então, foque em construir bons relacionamentos com os seus influenciadores parceiros, assim como você se dedica a ter uma excelente relação com os seus clientes.

 

/* ]]> */