A cozinha é um cômodo essencial em uma casa, afinal seja ela pequena ou um com uma estrutura mais completa, ela deva contar com os elementos básicos para seu bom funcionamento. Hoje falaremos sobre como decorar uma cozinha simples.

Atualmente ela passou a ser um lugar de convivência, onde a integração com a sala chega a ser um dos conceitos mais procurados pelos moradores. Com essa nova modulação chamada de cozinha aberta, alguns aspectos básicos devem ser apontados para evitar erros e garantir a esse ambiente a função de cozinhar e receber convidados.

Como montar uma cozinha simples e barata

Devido a esse fato, muitas pessoas procuram decorar uma cozinha simples de uma forma diferenciada, aproveitando todos os espaços com uma ambientação personalizada, para que o ambiente fique confortável para essas novas funções estabelecidas no mercado de interiores. E como a gente sabe que não é fácil montar e decorar um ambiente sem gastar muito, resolvemos apontar 5 dicas importantes para montar uma cozinha simples, bonita e barata para você:

1. Aproveite os pontos de hidráulica e elétrica que a cozinha já possui

Esse item é o ponto de partida em qualquer projeto de cozinha. Afinal, quando se desloca algum desses pontos, haverá mais gastos para fazer na obra. Por isso, o ideal é evitar a mudança de tubulação ou tomada e deixar que os eletrodomésticos e móveis sejam adaptados para esse caso.

2. Decoração funcional

Passada a etapa de levantamento de pontos e medições, o segundo item que você precisa ter em mente é a funcionalidade do ambiente. Uma cozinha simples preza pelo básico, como a pia, o fogão e a geladeira. O restante serve para complementar a decoração, como um jogo de cadeiras, uma marcenaria mais elaborada, um acessório de destaque, um acabamento diferenciado e etc. Fique com o básico e vá complementando aos poucos!

3 – Utilize prateleiras

Devido ao projeto de marcenaria ter um preço muito elevado, o espaço de armazenamento pode ficar por conta de prateleiras e varões com ganchos. Essa solução pode ser aplicada na parede da pia, com elementos decorativos aparentes ou até com os escorredores de louça, desde que a superfície da peça seja vazada e de metal.

4- DIY

Para economizar e dar um toque pessoal na cozinha, repagine os móveis antigos e crie objetos com as dicas do faça você mesmo (DIY), que ajudam nos gastos e contribuem na sustentabilidade.

5 – Escolha um ponto de destaque

Coloque um elemento decorativo que chame atenção na sua cozinha. Por exemplo, um revestimento diferente, eletrodomésticos em inox, um detalhe colorido na marcenaria, um quadro criativo e inspirador, uma luminária imponente, banquetas chamativas e qualquer item que for do seu gosto.

A escolha de um item de destaque em uma cozinha simples pode mudar o visual do ambiente, focando o olhar para esse detalhe, sem que se perceba a simplicidade dos outros elementos. Lembre-se que essa dica é válida para apenas 1 item! Afinal, o objetivo é ter uma decoração simples sem exageros.

ideias de decoração para uma cozinha simples e barata

Colocando essas dicas em prática, o projeto flui mais facilmente. O importante é deixar a cozinha bonita com o que se encaixa ao seu bolso. E para deixar essas dicas mais claras, separamos uma galeria de como transformar uma cozinha simples em moderna com pequenos truques de decoração:

Acesse também nosso guia atualizado sobre cozinha planejada, assim como a cozinha americana pequena.

Imagem 1 – Priorize o básico para ter uma boa cozinha.


Nessa cozinha pequena, podemos observar que os eletrodomésticos estão posicionados de forma funcional, sem atrapalhar na circulação interna do ambiente. A composição de pastilhas brancas com o rejunte escuro, parede esverdeada, plantas e pendentes deixaram os armários antigos desaparecer no visual, transformando o simples em uma cozinha super descolada!

Imagem 2 – Decoração simples para cozinha e lavanderia integrada.


O toque especial fica por conta do armário azul que contempla o espaço de armazenamento para os itens da área de serviço. Esse detalhe que faz toda a diferença no visual como um todo do ambiente.

Imagem 3 – A cozinha branca nunca sai de moda!


Muitas vezes o caminho é priorizar por uma decoração neutra, que dura anos e até mesmo para um futuro morador da casa. A cozinha branca é uma dessas versões, que nunca sai de moda e agrada a maioria das pessoas.

Imagem 4 – Os pallets são econômicos e podem criar uma ilha central incrível na cozinha.


Aqui temos o exemplo do faça você mesmo gastando pouco! Já falamos em posts anteriores em como reaproveitar os pallets para montar móveis para ter uma decoração arrojada sem a necessidade de contratar um marceneiro.

Imagem 5 – Funcionalidade e flexibilidade andam juntos em uma cozinha.


Móveis que se adaptam a determinas funções na cozinha deixam esse ambiente muito mais funcional sem estragar a decoração. Nesse caso, a mesa com rodinhas pode funcionar como uma mesa de refeição ou como apoio para os alimentos quando estiver cozinhando. Além de poder levar para todo o canto da cozinha! As banquetas também foram colocadas de uma forma que não atrapalham na circulação.